MENU





sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Sistema Operacional da Prefeitura Está Em Fase de Substituição

Transição do sistema SIM para o IGAM atrasa as atualizações no Portal da Transparência

https://4.bp.blogspot.com/-xDPn__ppim4/WJ_BuocWCVI/AAAAAAAAAc4/O9zflePU6hcGejkZmxpWb8P6tnq31LlBACLcB/s1600/SISTEMA%2BSIM%2BPARA%2BO%2BIGAM.JPG
       Desde o início de janeiro o sistema operacional que abrange todos os programas e a execução orçamentária da prefeitura está sendo substituído. O antigo Sistema Integrado Municipal (SIM) está sendo alterado para o IGAM, que trará mais agilidade e rapidez aos processos. Esta transição, porém, tem causado o atraso na atualização de dados do Portal da Transparência. A previsão é de que o período de transição e migração do sistema anterior para o novo seja concluído até o mês de março, normalizando então as atualizações. 

      A mudança ocorreu por meio de processo licitatório, cujo contrato foi assinado no início do ano. O coordenador de Transparência e Controle Interno (CTCI), Carlos Mário de Almeida Santos, afirma que todas as Secretarias Municipais irão receber treinamento para operar suas ações no novo sistema. A Secretaria de Gestão Administrativa e Financeira (Sgaf) já iniciou este processo com seus colaboradores.

      “Esta mudança irá proporcionar maior agilidade na transferência de dados que é feita em tempo real. O Portal da Transparência ainda opera parcialmente no sistema antigo, por isso alguns dados aparecem desatualizados”, cita Almeida Santos. Um exemplo é o setor de empenhos, que já trabalha via IGAM, mas não aparece atualizado no Portal de Transparência por este ainda funcionar via SIM. “Tanto o CTCI quanto a Coinpel estão atuando para finalizar este processo de mudança o mais rápido possível. Esta mudança causará um impacto forte já que toda a prefeitura irá migrar para o novo sistema”, ressalta o coordenador da CTCI. Além dos novos lançamentos que são feitos diariamente no sistema, os antigos que integram o SIM também serão realocados.

    O número de acessos ao Portal da Transparência triplicou entre os últimos meses de 2016 e início de 2017. Entre dezembro e janeiro foram mais de 70 mil acessos. As áreas de legislação, licitações, contratos e servidores foram os mais acessados. A prefeitura de Pelotas recebeu em 2014 e 2015 o Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet, entregue no auditório do Ministério Público, em Porto Alegre, pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). O prêmio foi entregue para quem obteve nota superior a sete na avaliação da fiscalização do atendimento a itens elencados pelo Tribunal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
http://www.debit.com.br/


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.