MENU





sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Plano de Resíduos Sólidos é Debatido em Arroio Grande

https://4.bp.blogspot.com/-xx5lW79sNWo/WJd_P6CYZ3I/AAAAAAAAAZY/jsmC2CGdMDQsBaltpn3_S7qWqH0BZFaIwCLcB/s1600/OS%2BPREFEITOS%2BDE%2BARROIO%2BGRANDE%2BE%2BHERVAL.jpg
 Foto: Fabrício Cruz – Assessor Arroio Grande

Prefeito e Vice estiveram na última semana em Arroio Grande afim de, debater, discutir e avançar no que se refere à aplicação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, um projeto que demanda muito tempo e estudos específicos, além de altos investimentos por parte do município. A ideia inicial foi buscar no município vizinho que já possui uma cooperativa de reciclagem indícios e caminhos para o município de Herval.  O encontro contou com a presença do Prefeito Henrique, técnicos da área de meio ambiente, departamento jurídico, secretaria de agricultura, administração e área fiscal.

A complexidade do assunto é nítida, para a criação do Plano em 2015, houve uma parceria entre os municípios que compõem a Azonasul para poder pensar em conjunto e adequar-se com suas realidades conforme as orientações e exigências das leis ambientais. O órgão fiscalizador é o Ministério Público que acompanha de perto cada passo que o município tem dado em relação ao Plano. Em um primeiro momento o município estava caminhando através de soluções de forma regionalizada, porém o Prefeito Rubem está se aprofundando na questão e pretende estudar outras formas para o município cumprir o Plano.

A questão segundo o Secretario de Planejamento, Toninho Veleda, ultrapassa a possibilidade de o município cumprir todas as exigências por si só.  A sociedade civil precisa estar ciente e ter consciência da dimensão da degradação ambiental no cenário que vivemos principalmente no que se refere ao lixo.  A coleta seletiva precisa existir em todos os municípios, e os resíduos sólidos precisam passar pelo processo de reciclagem, para então ter o destino adequado. No caso de municípios pequenos como o nosso, há uma grande dificuldade e uma grande necessidade de encontrar pessoas interessadas em se organizar para trabalhar com a reciclagem de lixo. Questões complexas que necessitam de avaliações e estudos específicos para o cumprimento do plano.

Uma das primeiras soluções adotadas pela gestão Rubem e Fernando é inserir nas series iniciais conteúdos relacionados a educação ambiental, nas matérias que o assunto é pertinente, tudo isso avaliado e corrigido pelos professores. A proposta é incentivar lideranças nas salas de aula, para que os pequenos passem a ter o cuidado de auxiliar uns aos outros e tenham atitudes para fazer de fato a diferença.

Rubem se deparou com muitos problemas na questão e está visualizando de perto cada etapa que precisa ser cumprida, para ele é concreta a necessidade de integração de todas as secretarias para o Plano ser viabilizado, “Nós já possuímos o plano, porém precisamos adequá-lo as novas necessidades que surgem todos os dias, estamos organizando uma comissão para seguir adiante, este ano, será de muita luta para a implantação das metas” explica o Prefeito.

REDATOR(A): FERNANDA DE FREITAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
http://www.debit.com.br/


Cotações de Commodities fornecidas por Investing.com Brasil.